Rudi Voller, seleccionador da Alemanha, convocou esta segunda-feira o primeiro jogador negro da história da selecção germânica: Gerald Asamoah, do Schalke 04.

O médio ganês, naturalizado alemão, esteve em especial destaque esta época, tendo inclusivamente recebido vários elogios da imprensa e do próprio treinador dos vice-líderes da Bundesliga.

«Isto é um sonho que se torna realidade. É uma honra para mim», afirmou Asamoah, 22 anos, convocado para os jogos com a Eslováquia, Finlândia e Albânia.

O jovem ganês sofreu um problema cardíaco, no passado, semelhante ao de Nwankno Kanu, avançado nigeriano do Arsenal, tendo sido sujeito a um tratamento especial que lhe permite continuar a jogar.

Mas o jogador de origem ganesa não é a única novidade na convocatória de Voller. Joerg Boehme, também do Schalke 04, foi chamado pela primeira vez à selecção germânica.

«Ainda no ano passado desci de divisão com o Bielefeld. Quando cheguei ao Schalke não sabia o que me esperava», revelou o defesa Boehme, de 27 anos. «Isto deixa-me muito orgulhoso».

Lista completa de convocados da Alemanha:

Guarda-redes: Kahn (Bayern Munique), Lehmann (Borussia Dortmund)

Defesas: Baumann e Frings (Werder Bremen), Boehme (Schalke 04), Linke (Bayern Munique), Nowotny (Bayer Leverkusen), Rehmer (Hertha Berlim) e Ziege (Liverpool).

Médios: Asamoah (Schalke 04), Ballack e Ramelow (Bayer Leverkusen), Bode (Werder Bremen), Deisler (Hertha Berlim) Hamann (Liverpool), Jeremies e Scholl (Bayern Munique) e Ricken (Borussia Dortmund).

Avançados: Bierhoff (Milão), Jancker e Zickler (Bayern Munique), Klose (Kaiserslautern) e Neuville (Bayer Leverkusen).