O FC Andorra, clube que tem como proprietário o futebolista espanhol Gérard Piqué, pagou cerca de meio milhão de euros e vai ocupar a vaga do Reus na Segunda B, campeonato equivalente ao terceiro escalão do futebol em Espanha. A confirmação foi feita esta segunda-feira, pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

De acordo com a informação do organismo federativo, «o FC Andorra vai ocupar a vaga da Segunda División B que o Reus deixou, após constatar-se que é a equipa que cumpre os requisitos e a ordem de preferência estabelecida no regulamento».

De acordo com a circular emitida pela RFEF a 22 de julho, para a candidatura à vaga, o primeiro ponto para a ocupação do lugar era o pagamento de cerca de meio milhão de euros (452.022€), valor com o qual o emblema de Piqué avançou, cumprindo automaticamente o primeiro de 13 pontos de preferência.

Além disso, e atentando ao ponto 4 da mesma circular, o Andorra cumpre o requisito de ser o clube concorrente com «melhores méritos desportivos de acordo com a ordem estabelecida na alínea 3 do artigo 194 do Regulamento Geral». Ora, neste ponto do dito regulamento consta que a vaga é, por direito, da «equipa da Tercera División da mesma Federação autónoma [ndr: Catalunha] a que esteja anexado o clube em incumprimento». Ou seja, o FC Andorra, sendo da mesma região autónoma do Reus, cumpre as condições.

Na prática, com a promoção, o FC Andorra sobe dois escalões num ano, algo inédito na história do futebol do país vizinho.

Após ter subido à Tercera B - o quarto escalão espanhol - por ter sido campeão regional da Catalunha em 2018/2019, o FC Andorra vê juntar-se uma promoção desportiva a uma regulamentar. Tudo de uma assentada.

De notar que o Reus, assolado por uma grave crise financeira na última época, foi castigado com a expulsão por três anos do futebol profissional e consequente descida à Tercera B.