Derrota em toda a linha do Real Madrid em plena Catalunha na primeira visita dos merengues ao Estádio Montilivi, diante de um Girona que foi sempre melhor equipa ao longo de todo o jogo. Os catalães chegaram ao intervalo a perder, mas já com duas bolas nos ferros, antes de darem a volta ao resultado na segunda parte, com Cristián Portugués a marcar o golo da vitória. Foi a primeira derrota do Real Madrid fora de portas esta época que, a juntar aos pontos perdidos em casa, deixa o Barcelona com uma vantagem de oito pontos no topo da classificação.

Confira a FICHA DO JOGO

Alta tensão com a visita do Real Madrid à casa do Girona, terra natal de Carles Puigdemont, a face mais visível do movimento da luta pela independência da Catalunha. Apesar de tudo, não houve registos de manifestações políticas, mas sim uma boa tarde de futebol, com a equipa catalã a fazer a vida difícil ao Real Madrid.

O Barcelona já tinha ganho em Bilbau (2-0) e aumentando a vantagem no topo da classificação para oito pontos, pelo que a equipa de Zinedine Zidane estava mesmo obrigada a lutar pelos três pontos. Missão difícil diante de um Girona com três centrais e com uma pressão alta que, desde o primeiro minuto, colocou tremendas dificuldades aos visitantes. Com Borja García, Pere Pons, Stuani e Portu a pressionar logo junto à área merengue, o Real Madrid cometeu erros atrás de erros, mas acabou por ser feliz, pelo menos na primeira parte. Na sequência de um dos melhores lances de ataque do Girona, o Real Madrid chegou ao golo.

Duas bolas nos postes e um golo de Isco pelo meio

Maffeo cruzou largo da direita, Borja García não chegou à bola por muito pouco, Casilla também não e a bola foi ao ferro. Na sequência do mesmo lance, Sergio Ramos saiu a jogar, lançou Benzema que, por sua vez, abriu na esquerda para Cristiano Ronaldo. O internacional português derivou da esquerda para o centro e rematou para defesa apertada de Bounou. Isco, na recarga, não perdoou. Rápido e extremamente eficaz.

O Girona não acusou o golo, pelo contrário, continuou a pressionar alto e voltou a ameaçar o golo, com nova bola no poste. Stuani cruzou da esquerda e Portu, de costas para a baliza, desvio de cabeça para o segundo poste, com a bola a ira ao ferro com Casilla já batido. Até ao intervalo, o Girona manteve o Real Madrid preso num colete-de-forças e continuou a ameaçar as redes de Casilla, mas a verdade é que os merengues chegaram ao intervalo vivos e em vantagem no marcador.

Zinedine Zidane, que voltou a apostar em Achraf para o lugar do lesionado Carvajal, teve de lançar também Nacho para o lugar de Varane para o início da segunda parte. O Girona continuou a pressionar alto, mas desta vez com resultados mais evidentes, conseguindo virar o jogo com dois golos em cinco minutos no arranque da segunda parte.

Stuani empatou na sequência de uma iniciativa individual de Pere Pons que levou tudo à frente e contou com um desvio infeliz de Nacho para destacar o avançado uruguaio. Com as bancadas em festa, o Real Madrid nem teve tempo para esboçar uma reação. O Girona continuou a pressionar e acabou por conseguir um segundo golo. E que golo! Stuani entrou pela esquerda e rematou na passada. A bola sobrou para Maffeo que voltou a rematar forte. Portu, como é conhecido Cristian Portugués, desviou com o calcanhar para as redes de Casillas. Um golo à Madjer que deixou algumas dúvidas quanto à posição do jogador do Girona.

Zinedine Zidane ainda procurou abanar a sua equipa, prescindindo dos laterais – Achraf e Marcelo – para lançar Lucas Vázquez e Asensio, mas sem grandes resultados práticos. Ronaldo até teve uma oportunidade para empatar, mas o Girona também teve, pelo menos, três ocasiões claras para matar o jogo.

Fica assim interrompida a série de treze vitórias consecutivas do Real Madrid fora de casa. Um desaire que deixa o Barcelona ainda mais confortável no comando da classificação, agora com oito pontos de vantagem sobre os rivais.

Confira a classificação da liga espanhola