O espanhol Gavi conquistou o Golden Boy, prémio atribuído pelo jornal italiano Tuttosport ao melhor jovem sub-21 a jogar na Europa. O médio do Barcelona sucede ao companheiro de equipa Pedri, que conquistou o título em 2021.

Gavi junta esta distinção ao galardão para melhor jovem do mundo, que recebeu na última segunda-feira na gala da Bola de Ouro.

A lista de candidatos ao prémio reduziu gradualmente e, depois do lote de 20 em que estavam incluídos três portugueses, sobraram apenas quatro nomes: Gavi, Eduardo Camavinga (Real Madrid), Jude Bellingham (Borussia Dortmund) e Jamal Musiala (Bayern Munique).

Gavi, de 18 anos, tem contrato com o Barcelona até 2026 e uma cláusula de rescisão fixada nos mil milhões de euros. Formado nos catalães, estreou-se na última época pela equipa principal, cumprindo 47 jogos. Na presente temporada, soma 14 partidas e, além disso, já representou a seleção espanhola em 12 ocasiões.

Recorde-se que João Félix (2019) e Renato Sanches (2016) foram os únicos portugueses a conquistar o prémio.

Na gala, que decorreu no Hotel Villa Igiea di Palermo, Karim Benzema foi distinguido como melhor jogador e Alexia Putellas a melhor futebolista. Já Florentino Pérez recebeu a distinção de melhor presidente europeu, enquanto Paolo Maldini arrecadou a categoria de dirigente do ano.

Jule Brand conquistou a primeira edição do Golden Girl, que se refere à melhor jogadora sub-21 do mundo e que tinha a portuguesa Kika Nazareth na corrida.