A federação australiana anunciou, esta quinta-feira, que o holandês Bert van Marwijk abandonará o cargo de selecionador após o Mundial 2018, sendo substituído pelo australiano Graham Arnold.

«O Arnold é, claramente, na nossa opinião, o mais indicado para desempenhar a função», disse o presidente da federação australiana, Steven Lowy.

Graham Arnold, atual técnico do Sydney FC, já era o principal candidato a assumir o comando dos socceroos em novembro, quando Ange Postecoglou deixou o cargo de selecionador, após ter conquistado a qualificação para o Campeonato do Mundo, cuja fase final se vai realizar na Rússia.

Na altura, preferiu manter-se no seu clube e a federação designou Van Marwijk selecionador nacional, por um período de cinco meses, englobando a participação no Mundial2018, em que a Austrália ficou integrada no Grupo C, em conjunto com França, Dinamarca e Peru.

O técnico australiano já passou pela seleção como adjunto de Frank Farina, Guus Hiddink e Pim Verbeek, e terá como objetivo a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar.