A goleada do Grémio sobre o Internacional, no dérbi de Porto Alegre (5-0) foi a nota de destaque nos jogos da ronda do campeonato brasileiro. No clássico Gre-Nal, o domínio dos visitados, no Arena, foi absoluto, e nem sequer uma grande penalidade desperdiçada, logo aos 12 minutos, perturbou os homens de Roger Machado, que destroçaram o rival com um bis de Luan, golos de Giuliano e do suplente Fernandinho e um autogolo do central Réver. Foi a maior goleada em clássicos desde 1960, numa altura em que ainda não havia campeonato brasileiro unificado.

De resto, o Grémio, terceiro classificado, foi o grande triunfador da ronda, visto que entre os nove primeiros (!) foi o único a vencer. Os dois da frente, At. Mineiro e Corinthians, não foram além de empates, permitindo uma aproximação do tricolor gaúcho, agora a seis pontos do líder e a quatro do segundo posto.

De resto, o bicampeão em título, Cruzeiro, deu um pontapé na crise, subindo ao 11º lugar com a vitória sobre o Palmeiras (2-1), que assim caiu dos lugares de acesso à Libertadores.

Resultados da 17ª jornada e classificação