O colombiano Hernan Dario Gomez foi anunciado na quarta-feira pela Federação de Futebol do Equador como novo selecionador do país, depois de ter orientado o Panamá no Mundial 2018.

O treinador de 62 anos regressa ao Equador depois de ter alcançado o primeiro apuramento do país para o Mundial em 2002, na Coreia do Sul/Japão.

Na altura desse qualificação inédita, o Equador integrou o grupo C onde estava inserido com as seleções do México, Itália e Croácia, tendo terminado a fase de grupos em último lugar com três pontos, fruto da vitória diante a Croácia por 1-0.

«Bolillo» Gomez também qualificou a Colômbia para o Mundial, em 1998, além de ter sido o responsável agora pelo apuramento inédito do Panamá.

Em declarações prestadas em Guayaquil, quando apresentado como selecionador, Gomez mostrou-se «muito feliz por voltar a casa», realçando que o Equador lhe deu prestígio «mundial» que não seria reconhecido atualmente se não tivesse orientado a seleção em 2002.

«Tu consegues coisas quando há união, amor e competência, quando tu te juntas a pessoas boas», destacou o técnico, salientando que «unidos somos mais fortes».