Justin Kluivert, filho de Patrick Kluivert, está a seguir as pisadas do pai que brilhou nos relvados entre os anos de 1990 e 2000, com as camisolas do Ajax, Milan, Barcelona, Newcastle, Valencia, PSV Eindhoven e Lille. O jovem avançado, que acabou de festejar 17 anos, já assinou o seu primeiro contrato profissional com o Ajax e está a brilhar ao serviço dos «laranjinhas» no Campeonato da Europa de sub-17. Ao contrário do que é habitual nestes casos, Justin gosta de ser comparado com o pai. «Ele teve uma grande carreira, espero também vir a ter uma», destaca o jovem jogador em declarações ao site oficial da UEFA.

Patrick Kluivert, com apenas 18 anos, marcou o golo da vitória do Ajax sobre o Milan, na final da Liga dos Campeões de 1995. Agora é a vez do filho Justin seguir as pisadas do pai e a assinatura de um contrato profissional com o clube de Amesterdão foi festejada pela família Kluivert. «Foi um momento especial para mim e para o meu pai», destaca o jovem que valoriza a tradição do Ajax na formação de jogadores. «Foi por isso que assinei com eles. Eles acreditam em mim, eu acredito neles, portanto penso que posso fazer coisas engraçadas no Ajax», prosseguiu o jogador que, fisicamente, tem muitas semelhanças com o pai.

Um apelido forte no futebol que leva a constantes comparações com o pai, pormenor que não incomoda o jovem Justin, pelo contrário. «Eu gosto quando me comparam com o meu pai. Ele teve uma grande carreira e eu espero também vir a ter uma. Os adeptos e a comunicação social antecipam essas coisas, mas não me sinto pressionado por isso – apenas adoro jogar à bola», destacou.

Kluivert vai treinar os juniores do Ajax

No final do Europeu, Justin vai precisamente trabalhar com o pai que é o atual reponsavel pelos treinos dos sub-19 do Ajax. «Vai ser o meu treinador na próxima época. Gosto disso. As primeiras semanas vão ser estranhas, mas depois disso vou vê-lo apenas como treinador», comentou.

A Holanda perdeu o primeiro jogo do Europeu frente à Espanha (0-2) e estava obrigada a bater a Itália no segundo. Com o resultado ainda em branco, Kluivert entrou desenhou o lance que permitiu à Holanda chegar ao golo da vitória, marcado por Che Nunnely. «Quando entras com o jogo a decorrer, tens de acrescentar qualquer coisa à equipa, qualquer coisa especial e ontem acho que consegui isso», referiu.

A Holanda vai agora jogar a qualificação frente à Sérvia na quinta-feira. «Estávamos moralizados antes do primeiro jogo, mas encontrámos uma Espanha muito forte e ficámos um bocado chocados. Mas mostrámos o que podemos fazer frente à Itália e ainda vamos melhorar. O foco está agora no próximo jogo, se perdermos, o sonho acaba», destacou.

Qualquer que seja o resultado, Justin Kluivert diz que a experiência será sempre positiva. «Estou a adorar porque quando era mais pequeno via estes jogos todos e agora faço parte deles. Aqui podes pôr-te à prova contra outras equipas e outros jogadores porque estão aqui alguns dos melhores do mundo nesta idade», destacou ainda o jovem Kluivert.