Depois de terminar contrato com o Al-Gharafa do Catar no passado mês de junho, Wesley Sneijder anunciou oficialmente que se retirou do futebol profissional, naquele que foi um pendurar de botas «silencioso».

Com 35 anos, o médio ofensivo realizou o seu último jogo oficial a 6 de dezembro, tendo acumulado lesões musculares que o impediram de terminar a carreira de outra forma.

A notícia surge esta segunda-feira, ironicamente, depois do jogador ter assinado contrato com o Utrecht da Holanda: não como jogador, mas para aluguer da SkyBox do estádio Galgenwaard, um espaço fechado e privativo, semelhante a um camarote.

LEIA TODAS AS NOTÍCIAS DE INTERNACIONAL

Entrevistado pelo clube que na época passada terminou em sexto lugar no campeonato holandês, Sneijder referiu ter «um grande sentimento pela cidade [Utrecht].» «Agora que parei de jogar futebol, quero ter um bom lugar para partilhar as minhas memórias», disse ainda.

Além do segundo lugar no campeonato do mundo, Sneijder venceu a Liga dos Campeões pelo Inter de José Mourinho, também em 2010, numa época em que muitos defendem que o médio criativo devia ter vencido o prémio de melhor jogador do mundo.

No currículo ficam mais de 700 jogos por clubes e pela Holanda, onde foi internacional por 134 ocasiões, assim como 182 golos e 172 assistências.