O Santos Laguna homenageou Christian Benítez com uma estátua do antigo internacional equatoriano, que morreu há um ano na sequência de uma paragem cardíaca.

A cerimónia aconteceu antes do encontro entre o Laguna, treinado pelo português Pedro Caixinha, e o Queretaro, e contou com a presença de Lizeth Chalá, viúva de Benitez, e dos seus filhos.

«É um orgulho para mim e para os meus filhos que tenham feito isto. Um guerreiro nunca morre e o Christian vai ser sempre o anjo que estará aqui presente. Agradeço muito a toda a gente no Santos terem feito isto», disse Lizeth Chalá, que recordou também a ligação do jogador, falecido a 29 de julho, aos 27 anos, quando jogava no Qatar: «São muitas recordações. O Santos foi a primeira equipa de Christian no México e nunca vamos esquecer a camisola, a paixão pela equipa.»



Ao lado da estátua de Benitez, que representou o Santos Laguna entre 2007 e 2011, estão já na Praça dos Adeptos do estádio Santos Laguna outras duas, de Jared Borgetti e Rodrigo Ruiz.

Foi aliás dia de homenagens na jornada mexicana. O Chiapas também fez uma cerimónia por Salvador Cabanas, baleado num tiroteio em 2010. Agora com 34 anos, o antigo jogador esteve presente e, embora revele que tem treinado, diz que deverá colocar formalmente ponto final na carreira.