A provocação de Gonzalo Jara a Edinson Cavani e as consequentes reações que se seguiram está a marcar o dia noticioso desta quinta-feira, um dia depois do Chile ter eliminado o Uruguai na Copa América. Ora agora veio a saber-se que o internacional chileno já tinha antecedentes no capítulo das provocações e parece ter mesmo um fetiche com avançados uruguaios.

Copa América: Conmebol vai abrir inquérito disciplinar a Jara

Já em março de 2013, em Santiago, num jogo da fase de qualificação para o Mundial do Brasil, Jara levou as provocações ao limite numa disputa com Luis Suarez e também tocou nos genitais do avançado do Barcelona que reagiu de forma bem mais impetuosa do que o compatriota Cavani: um murro na face.

Nesse lance, o despique entre os dois jogadores não foi visto pelo árbitro e ambos continuaram em jogo. Mas as imagens foram repetidas pela comunicação social até à exaustão e acabou por ser Luis Suárez, também com um historial longo de agressões, que acabou por ser o maior alvo das críticas a nível internacional. Nesse jogo de há dois anos, o Chile também bateu o Uruguai, mas por 2-0.

Veja as imagens do incidente de há dois anos: