Mark Clattenburg, antigo árbitro inglês, revelou ter poupado expulsões à equipa do Tottenham, na visita ao Chelsea, para a Premier League 2015/16. Tudo para não ficar associado à decisão do título.

É que os «Spurs» tinham de vencer em Stamford Bridge, na ocasião, para evitar que o Leicester festejasse um título. O Tottenham até esteve a vencer por dois a zero, mas o dérbi terminou empatado (2-2) e o título foi mesmo para o Leicester.

«Deixei o Tottenham cair na autodestruição, para que a imprensa e toda a gente pensasse: "Tottenham perde o título". Se expulsasse três jogadores do Tottenham, quais seriam as manchetes? "Clattenburg custa o título ao Tottenham". Foi teatro puro, com o Tottenham a autodestruir-se frente ao Chelsea e o Leicester a ganhar o título», recordou o antigo árbitro ao podcast «Men in Blazers», da NBC.

«Beneficiei o jogo com o meu estilo. Alguns árbitros teriam seguido as regras e o Tottenham teria ficado reduzido a sete ou oito elementos, e depois procuraria uma desculpa. Mas eu não lhes dei uma desculpa, pois a minha estratégia foi deixá-los perder o título», justificou Clattenburg, que retirou-se dos relvados em fevereiro, para assumir a liderança da arbitragem na Arábia Saudita.