Brian Deane foi um dos vários jogadores ingleses contratados pelo Benfica na segunda metade da década de 90, mais concretamente no período em que Graeme Souness esteve no comando técnico da equipa.

Numa entrevista ao World Football Index, o ex-avançado, agora com 52 anos, recordou a passagem pelo futebol português, entre janeiro e outubro de 1998.

«Passei uma temporada fantástica fora de Inglaterra e consegui adaptar-me a uma cultura e a um tipo de jogadores diferentes. (...) Foi um período interessante da minha vida, porque vivi um ambiente diferente. Habituei-me a coisas novas e é sempre bom ter esse tipo de memórias para recordar», disse.

Brian Deane apanhou um Benfica em convulsão e o início de um longo jejum de título, que começou após a vitória da Taça de Portugal em 1996 e só terminou em 2004, com nova Taça de Portugal conquistada. Apesar disso, considera ter deixado boa impressão.

«Era preciso ganhar o respeito dos jogadores e dos adeptos. E eu fico feliz por poder dizer que saí respeitado quando deixei o clube. Consegui ter impacto na época em que lá estive. Quando cheguei, estávamos no sétimo lugar do campeonato, e no fim da época ficámos em segundo e conseguimos a qualificação para a Liga dos Campeões», recordou.

Brian Deane cumpriu 24 jogos pelo Benfica, tendo apontado oito golos.