David Luiz representou o Benfica durante cinco anos antes de se transferir para o Chelsea. No segundo ano em Londres, o internacional brasileiro reencontrou as águias nos quartos de final da Liga dos Campeões, numa partida «especial» que encarou «com o coração partido».

«Foi um jogo emotivo. A minha vida mudou de zero para dez em Lisboa. Parecia que estava a viver um sonho no banco. Vim para a Europa diretamente da 3.ª divisão do Brasil para um dos maiores clubes do mundo. Foi uma situação totalmente diferente», lembrou, em declarações ao site do clube inglês antes de continuar a falar sobre o regresso à Luz.

«Estava de coração partido por saber que um de nós iria ficar triste no final. Trabalhei o aspeto mental para não me deixar afetar. Por isso, fui considerado o melhor em campo. Evitei um golo do Cardozo com um corte em cima da linha. Alguns adeptos brincaram comigo e perguntaram-me por que razão não deixei a bola entrar.»

O conjunto londrino acabou por triunfar (1-0), mas mais importante que o resultado, foi o gesto que tiveram para com David Luiz.

«Foi uma noite especial. Ganhámos e no final toda a gente me aplaudiu e agradeceu pelo que fiz no passado. Foi um dos grandes momentos da minha carreira», assumiu.

Volvido um ano, o jogador de 31 anos voltou a encontrar o emblema português. Desta feita, o palco foi o estádio do Ajax na final da Liga Europa. Os «blues» acabaram por vencer com um golo de Ivanovic, já no período de descontos, num lance que David Luiz antecipou no dia anterior.

«No treino antes do jogo, disse ao Ivanovic que, se ele quisesse marcar, teria de ir para o segundo poste. O Benfica deixava sempre espaço nessa zona. Foi exatamente como lhe disse», conta.

«O jogo acabou e não festejei durante dez, vinte minutos. Parte do meu coração estava despedaçado, sabia quanto os meus amigos queriam vencer. E estavam tristes naquele momento. Antes de celebrar tentei consolar cada jogador, cada amigo e especialmente o treinador Jorge Jesus, uma pessoa que mudou a minha vida. Dei-lhe um enorme abraço», acrescentou.

David Luiz encerra as declarações frisando que «irá ter sempre uma atitude profissional, mas que nunca irá esconder os seus sentimentos».