Marcus Rashford, jovem promessa do Manchester United, está na lista de 26 pré-convocados de Inglaterra para a fase final do Euro2016. Uma lista que conta ainda com o ex-sportinguista Eric Dier (Tottenham), Jack Wilshere (Arsenal) e Andros Towsend (Newcastle), mas que deixa Theo Walcott de fora.

O avançado do Arsenal reagiu de imediato através da sua conta pessoal do Twitter. «Desejo ao Roy e a toda a equipa a melhor sorte para um Europeu de sucesso», escreveu Walcott.

Uma lista alargada de 26 jogadores que o selecionador Roy Hodgson pretende reduzir a 23 depois do estágio que a Inglaterra vai realizar na Austrália. O selecionador começou por explicar as ausências. «O Leighton Baines já não está conosco há mais de um ano, mas o Danny Rose e o Ryan Bertrand têm estado a cumprir. O Michael Carrick tem jogado regularmente, mas tem sido infeliz com as lesões. Já falei com eles e com o Theo Walcott. Foram conversas difíceis, mas tens que as fazer como selecionador», referiu.

Walcott fica de fora, mas Towsend está de volta às opções. «Não são jogadores parecidos. O Towsend tinha perdido o lugar na equipa, mas desde que foi para o Newcastle têm estado muito bem. O Walcott não tem jogado de forma regular», prosseguiu Hogdson.

O selecionador preferia ter elegido logo 23, mas a incerteza quanto à forma física de alguns jogadores que recuperaram recentemente de lesões, como são os casos de Jack Wilshere e Jordan Henderson, levou o selecionador a apostar numa lista alargada.

Uma lista que, como já se sabia, também não conta com Danny Welbeck, avançado do Arsenal que sofreu uma grave lesão no final da temporada na Premier League. «A lesão de Danny Welbeck baralhou os meus planos, porque ele dava equilíbrio à equipa. Fizemos uma excelente campanha de qualificação e não queríamos perder os jogadores que participaram nela. Vamos sentir falta das opções que ele nos dava», comentou.

A surpresa nesta lista acaba por ser Marcus Rashford, jovem avançado do Manchester United, de 18 anos, que se mostrou na ponta final da Premier League. «A competição é forte e ele merece estar na equipa principal. Fico contente por poder contar que fez um final de época sensacional e que tem um grande futuro pela frente», destacou ainda Hodgson.

Destaque ainda para a presença de Eric Dier, antigo defesa do Sporting, que aparece na lista como médio.

A lista dos 26 pré-convocados

Guarda-redes: Joe Hart, Fraser Forster e Tom Heaton.

Defesas: Nathaniel Clyne, Kyle Walker, Gary Cahill, Chris Smalling, John Stones, Ryan Bertrand e Danny Rose.

Médios: Dele Alli, Ross Barkley, Fabian Delph, Eric Dier, Danny Drinkwater, Jordan Henderson, Adam Lallana, James Milner, Raheem Sterling, Andros Townsend, Jack Wilshere.

Avançados: Harry Kane, Marcus Rashford, Wayne Rooney, Daniel Sturridge, Jamie Vardy.