O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, voltou a defender o futebolista português Bernardo Silva esta sexta-feira, na sequência da mensagem publicada pelo jogador sobre o colega de equipa Benjamin Mendy.

«Se as pessoas acreditam, ou se a federação acredita que o Bernardo é esse tipo de pessoa, estão completamente enganados. Eles julgam uma piada, eu julgo três anos dele, todos os dias, como ele é», afirmou Guardiola, em conferência de imprensa, na véspera da deslocação a Liverpool, para defrontar o Everton no sábado (17h30), em jogo a contar para a Premier League inglesa.

Bernardo tinha comparado uma fotografia de Mendy, em criança, com um boneco símbolo de uma marca de chocolates, o que motivou a abertura de uma investigação por parte da Federação Inglesa (FA) por alegada atitude racista. O técnico do campeão inglês já tinha elogiado Bernardo esta semana, defendendo-o das acusações.

LEIA MAIS: todas as notícias do futebol internacional

«Foquem-se noutras coisas, o Bernardo não é culpado porque a intenção dele foi só uma piada», sublinhou.

«Mas as pessoas na federação acreditarem que é completamente o oposto, penso que o Bernardo e o Manchester City estão abertos a serem ouvidos e a darem uma opinião. Se alguém está ofendido, posso entender. O Bernardo talvez tome isto como lição e não vai acontecer novamente», concluiu.

Esta sexta-feira, Bernardo Silva pediu desculpa à FA pela mensagem sobre Mendy.