Marco Silva é o novo treinador do Fulham. O português assinou esta quinta-feira um contrato válido por três temporadas com o clube que esta época caiu Championship (segunda divisão inglesa) e já foi apresentado oficialmente pela formação de Londres através de um comunidado no site oficial.

«Encontrei-me com o Marco Silva em Portugal na semana passada e foi inspirador. O trabalho do Marco no futebol era evidente, mas ouvi-lo contar em detalhes as suas experiências em cada uma de suas passagens como técnico foi impressionante. O Marco também veio preparado, com um conhecimento total dos jogadores que temos e ideias sobre como podemos seguir em frente nesta temporada. Adorei a sua energia e otimismo e estou confiante de que Marco Silva é a escolha certa para liderar o Fulham», justificou o dono Shahid Khan, citado pelo site dos londrinos.  

Aos 43 anos, Marco Silva teve em mãos propostas do Fenerbahçe, da Turquia, do Internacional, do Brasil, e do Al Hilal, da Arábia Saudita, para além de uma sondagem concreta do CSKA Moscovo, da Rússia, mas nenhum desses projetos conseguiu convencê-lo completamente.

Pesou, na opção pelo Fulham, o desejo de regressar ao futebol inglês, conforme o nosso jornal revelou na quarta-feira, para além de se tratar de um projeto a longo prazo, como o treinador português desejava, numa perspetiva de no futuro regressar à Liga Inglesa.

Marco Silva, recorde-se, está livre no mercado desde dezembro de 2019, quando deixou o Everton, voltando agora a treinar novamente no futebol inglês e num clube histórico como é o Fulham, numa negociação que surgiu no começo da semana e foi conduzida pela ProEleven.

O português conta no currículo com quatro épocas de experiência em Inglaterra, divididas por Hull City e Watford, para além do já referido Everton. Para além disso foi campeão grego ao serviço do Olympiakos. Em Portugal orientou o Sporting, no qual ganhou uma Taça de Portugal, e o Estoril, no qual foi campeão da II Liga e conseguiu dois apuramentos para a Taça UEFA.


«Estou muito satisfeito e orgulhoso por ser treinador de um clube histórico como o Fulham. Agradeço ao dono, Mr. Khan, a Tony Khan e a todo a estrutura do futebol do Fulham pela confiança demonstrada. Estou ansioso por começar e posso garantir aos adeptos que vamos trabalhar duro para ter sucesso e para que eles se sintam orgulhosos no final da época», referiu o luso. 

[atualizado às 18h37]