Mourinho diz que não precisa de dar os parabéns ao Manchester City, de Pep Guardiola, pelo título de campeão inglês conquistado este domingo. Porquê? Porque já o fez.

«Fui o primeiro a dar os parabéns ao Man. City. Fi-lo antes de serem campeões», garantiu.

«Eu sabia que iam ser campeões. Tenho muitos cabelos brancos, muitos anos de futebol e sabia que iam ganhar o título. Foram a melhor equipa e por isso mais cedo ou mais tarde iam conquistar os pontos necessários para celebrar o título. Não há dramas quando a melhor equipa vence.»

O português acrescentou, de resto, que o Manchester United não poderia ganhar.

«Os títulos nunca chegam quando se é inconstante. E quando digo inconstante, falo do nível exibicional e do nível mental. Nunca, nunca, nunca. Nunca uma equipa inconstante venceu. Mas essa é a nossa equipa, e eu pertenço a essa equipa.»

Mourinho ficou até irritado pela forma como o Manchester United festejou a vitória sobre o City, no dérbi de Manchester realizado no último fim de semana, que evitou o título do rival.

«Ganhei oito títulos de campeão, por isso para mim ganhar ao Manchester City não é um título.  Ganhar ao Manchester City é apenas uma boa vitória, importante para acabar em segundo. Mas não iria celebrar como um louco porque ganhei ao Manchester City», frisou.

«Por isso hoje devíamos ter jogado como um instinto mais objetivo, para garantirmos um lugar entre os primeiros quatro e para ficarmos mais estáveis no segundo lugar, mas a verdade é que ficamos numa situação mais difícil.»

Ora a verdade é que a equipa não foi nada objetiva.

«Reagimos mal depois da vitória sobre o Manchester City no fim de semana passado e, em consequência disso, complicámos o futebol. Alguns jogadores podem pensar que estão a fazer um futebol estiloso, mas para mim um futebol estiloso é rápido, é simples, é objetivo, não é mais um domínio, mais uma finta, mais um truque. Para mim isso não é futebol», sublinhou.

«Por isso fomos uma equipa complicada, frente a um adversário fisicamente forte e que se sentiu confortável defensivamente.»