José Mourinho perdeu o primeiro jogo em casa ao serviço do Chelsea, este sábado, frente ao Sunderland (1-2). 

O treinador que na época de estreia levou os Blues ao título ao fim de 50 anos e voltou a ganhar na temporada seguinte, nunca tinha perdido um jogo em Stamford Bridge para a Premier League, ao longo de três épocas inteiras, mais dois meses da temporada 2007/08 e o que se tinha jogado até aqui da atual temporada.

Esta não é só uma história inglesa, obviamente. Os registos de Mourinho em casa são notáveis em absoluto. Em toda a sua carreira apenas perdeu quatro jogos no seu terreno, para campeonatos nacionais. Entre 23 de fevereiro de 2002 e 2 de abril de 2011 esteve 150 jogos invicto como visitado. Esse jogo de 2002 foi pelo FC Porto frente ao Beira Mar (lembra-se?). E em 2011 foi o Sp. Gijón a acabar com o recorde.

Passaram nove anos, dos quais Mourinho não chegou a estar um ano parado. O recorde perdurou no FC Porto, no Chelsea, depois no Inter e em Madrid, até àquele dia com o Sp. Gijón. Depois disso, Mourinho só perdeu mais dois jogos caseiros para o campeonato, com o Real Madrid. Uma frente ao Saragoça, em abril de 2011, e outra com o Barcelona na época seguinte (1-3). 

Sem Mourinho, o Chelsea tinha perdido pela última vez na Bridge, a 2 de janeiro do ano passado.