José Mourinho manifestou o seu respeito pelo West Ham, revelando que é um admirador do futebol da equipa de Sam Allardyce e lamentou as palavras que dirigiu aos «Hammers» no início do ano quando, depois de um empate sem golos, em que acusou o rival de praticar «um futebol do século XIX. Palavras de conciliação proferidas no dia de Natal, na véspera do «Boxing Day» que, esta sexta-feira (12h45), vai voltar a juntar os dois emblemas londrinos.

«Foram palavras tolas», admitiu o treinador português na antevisão do jogo desta sexta-feira, recordando que o contexto era bem diferente. Em janeiro, West Ham lutava pela manutenção, neste final do ano, a equipa de Allardyce ocupa um sensacional quarto lugar. «O Chelsea está no topo da classificação e merece lá estar. A seguir a nós o West Ham também merece elogios porque está em quarto quando toda a gente esperava que estivesse a lutar pela sobrevivência, penso que é um feito fantástico», começou por destacar.

Mourinho considera, aliás, que as duas equipas evoluíram em relação à temporada anterior. «Na última época eles estavam em sarilhos. Quando lutas para não descer, fazes tudo para conseguir pontos. O empate na altura foi um ponto de viragem para eles, conseguiram a confiança que precisavam para garantir a permanência. Agora a equipa está diferente», prosseguiu.

O treinador dos Blues diz ainda que já conhece melhor Sam Allardyce e que lamenta as palavras que lhe dirigiu depois do jogo de janeiro. «Ele tem dado uma imagem completamente diferente dele próprio, o que pode tornar o jogo mais difícil para nós, mas mais atrativo para toda a gente. Tem o meu respeito. Na última época critiquei o facto de começarem a perder tempo aos dois minutos de jogo, o que não gosto, mas respeito-o como treinador. É uma excelente pessoa e como treinador tem uma carreira muito bonita e estou contente por as coisas estarem a correr bem no West Ham», destacou.

Uma relação que os dois treinadores solidificaram no decorrer de um jogo de solidariedade no verão passado.