Com champanhe na sala de imprensa e uma longa salva de palmas. Foi desta forma que Claudio Ranieri, treinador italiano que na segunda-feira passada se sagrou campeão inglês ao serviço do Leicester, foi recebido pelos jornalistas quando se preparava para fazer a antevisão do jogo contra o Everton, agendado para sábado.

O técnico italiano sorriu, brincou com a situação e, um a um, lá foi cumprimentando os jornalistas presentes.

Seguiu-se um brinde ao sucesso mais improvável do ano.

«Nunca podia imaginar isto, mas é bom. Trabalhamos muito. Quero agradecer aos jogadores, ao presidente, ao staff e aos adeptos. Foram fantástico», afirmou na primeira conferência de imprensa concedida após conquistar a Premier League.

Claudio Ranieri voltou a recordar as emoções vividas durante o jogo entre o Chelsea e o Tottenham, que acabou por selar as contas do título a favor dos foxes. «Vi o jogo. Ao intervalo fiz o jantar. Relaxei até ao segundo golo. Depois, saltei! A minha casa estava um pouco mais calma do que a do Jamie Vardy», brincou.

O técnico italiano deixou ainda a garantia de que vai continuar no comando do Leicester na próxima época e deixou um apelo aos jogadores. «Estou muito, muito confiante. Sugiro a todos os meus jogadores que fiquem mais um ano. Não vão! Se forem para outra equipa, podem nem entrar em campo» afirmou, referindo depois que, aos 64 anos, ainda não sente necessidade de descansar. «Estou revigorado quando estou envolvido no futebol.»

Campeão inglês e presença na fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima época. Dois feitos inéditos alcançado pelos foxes sob o comando do treinador italiano. Questionado sobre se será necessário reforçar o plantel, Ranieri depositou confiança no plantel que tem à sua disposição, mas referiu que serão necessários alguns ajustes. «Não quero grandes nomes aqui. O meus rapazes são especiais. Temos de trazer alguns bons jogadores, mas quem chegar tem de ter o mesmo espírito», avisou.

Ranieri falou ainda sobre a importância de Mahrez e Jamie Vardy, provavelmente as duas principais figuras dos foxes ao longo da época. O experiente técnico deixou uma comparação... inusitada. Se o Mahrez é a nossa luz, então o Vardy é o nosso avião. São a nossa RAF (Força Área Real britânica)

A festa do Leicester conhece neste sábado o momento mais especial de todos, com a entrega da taça ao novo campeão inglês. O estádio estará lotado, mas o programa contemplará muito mais do que um jogo de futebol e homenagens aos campeões. O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar perante as 30 mil pessoas que vão lotar mais uma vez o King Power Stadium.