Sol Campbell foi um dos grandes nomes de Tottenham e Arsenal nos anos 90 e 2000. Internacional inglês, era visto como um dos melhores defesas da Premier League. Pois bem, o antigo central está, agora, com dificuldades em arranjar quem lhe dê uma oportunidade como treinador.

Campbell é adjunto de Dennis Lawrence na seleção de Trindade e Tobago, mas deseja afirmar-se como técnico principal e, por isso, confessou ao The Guardian: «Está a ser muito difícil [obter uma oportunidade], mas se tiver de começar pelo fundo, começo.»

O antigo internacional inglês acrescentou: «As pessoas podem pensar que apenas quero treinar na Premier League, mas estou preparado para ir para um clube amador e, se não me puderem pagar um ordenado, paguem-me apenas prémio de vitória.»

Sol Campbell frisa, porém, que essa seria uma situação para um ano, ou seja, para quem lhe desse uma ocasião de mostrar valor como treinador.

«Não o farei por quatro ou cinco anos, mas fá-lo-ia no ano de estreia, desde que seja um clube com ambição. Estou ansioso para começar, apenas preciso de uma oportunidade, mesmo que seja uma entrevista [de emprego] na qual possa dizer: “Levem-me de borla e eu mostro-vos do que sou capaz”.»

Campbell terminou a carreira em 2012, com dois campeonatos ingleses e 73 internacionalizações. Nos últimos cinco anos preparou-se para ser treinador, incluindo o curso UEFA Pro, que tirou na federação galesa.

Como é normal, Sol Campbell fez estágios com alguns técnicos e clubes – como Sampdoria e Milan – e, refere, planeia aprender «um pouco de Italiano, Espanhol, Português e Francês».