Depois de Ramires ter rumado à China, agora foi a vez do ex-FC Porto Fredy Guarín rumar ao futebol oriental para representar os chineses do Shanghai Shenhua, numa transferência que rendeu cerca de 12 milhões de euros ao Inter de Milão.

O internacional colombiano deixou os «nerazzurri» e assinou contrato válido por duas épocas com a equipa que é treinada pelo espanhol Gregorio Manzano, que partilhou a notícia nas suas redes sociais. 
 

Aos 29 anos, Guarín deixa a Europa para jogar no sexto classificado do último campeonato chinês, depois de ter representado o Inter de Milão durante quatro anos. Chegou a Itália em janeiro de 2011, proveniente do FC Porto, alinhou em 141 jogos e marcou 23 golos. Esta temporada participou em 16 partidas e marcou apenas um golo.

No FC Porto, Guarín jogou três anos e meio e foi figura na equipa de André Villas Boas na época (2010/11) em que os «dragões» venceram campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa (na final fez a assistência para Radamel Falcao).

Antes jogou no Saint-Étienne (entre 2006 e 2008), no River Plate (2006) e no seu clube de formação, o Envigado (Colômbia), pelo qual fez uma época e meia como sénior.