O Zenit de André Villas-Boas qualificou-se esta quarta-feira para a final da Taça da Rússia com uma vitória sobre o Amkar, no desempate por grandes penalidades (4-3), depois de um empate no final do prolongamento 1-1, num jogo em que Javi Garcia acabou por ser decisivo. Uma vitória com dedicatória para Danny, internacional português que se lesionou com gravidade e vai falhar o Euro2016. A equipa de São Petersburgo vai agora aguardar pelo resultado do embate entre CSKA Moscovo e FC Krasnodar, também marcado para esta quarta-feira, para saber quem vai defrontar na final.

Parece sina. Quarto jogo do Zenit na Taça da Rússia esta época, terceiro jogo com prolongamento. Com Luís Neto ao lado de Ezequiel Garay no eixo da defesa, o Zenit não entrou bem no jogo e viu mesmo o Amkar ganhar vantagem no marcador, aos 19 minutos, quando Brian Idowu escapou a todas as marcações e abriu o marcador com um remate cruzado.

O Zenit reagiu bem e, já depois de Shatov ter estado muito perto do empate, Javi Garcia marcou mesmo, aos 41 minutos, com uma cabeçada junto ao segundo poste na sequência de um pontapé de canto marcado por Hulk da direita.

Logo a abrir a segunda parte, aos 55 minutos, o Amkar esteve muito perto de recuperar a vantagem, num pontapé de Aleksandr Prudnikov que proporcionou a Mikhail Kerzhakov a defesa da tarde. Já com Dzyuba a reforçar o ataque, o Zenit ainda tentou resolver o jogo no tempo regulamentar, mas o jogo foi mesmo para prolongamento.

No desempate por grandes penalidades, depois de um 3-3 no final da primeira série, Javi Garcia, que já tinha marcado o golo do empate, marcou também o golo que abriu caminho para a final.

André Villas-Boas, que já anunciou a sua saída do Zenit no final da época, continua, assim, a correr para a «dobradinha», uma vez que no campeonato, a equipa de São Petersburgo está no terceiro lugar a apenas dois pontos do líder Rostov.