Rebentou a bolha na China.

O Jiangsu, atual campeão chinês, anunciou ter suspendido as atividades em todas as equipas, devido aos graves problemas económicos no grupo Suning, que detém o clube.

Em contrarrelógio, procura-se agora um investidor que compre o clube e apresente as garantias necessárias para a inscrição do clube. O problema é que o prazo termina… neste domingo.

Em comunicado publicado na rede social Weibo, a equipa confirmou não ser capaz de cumprir as regras para fazer a inscrição na liga chinesa de futebol, assim como na Liga dos Campeões asiática, devido a «fatores incontroláveis».

O Jiangsu FC refere que tentou nos últimos seis meses encontrar um novo dono, que tomasse conta do clube e da dívida, que originou atraso no pagamento dos salários aos jogadores durante a última temporada.

Todas as equipas do clube, incluindo a feminina e os escalões jovens, são afetados por esta suspensão da atividade do clube que se sagrou campeão há apenas três meses.

Caso não surjam ofertas para a compra ou ajuda governamental, o grupo Suning terá de ceder o clube de forma gratuita caso algum interessado assuma a dívida. A alternativa será mesmo fechar o clube.

Os estilhaços desta ‘bomba’ podem também chegar ao futebol europeu, uma vez que o grupo Suning tem uma participação maioritária no Inter Milão, clube que lidera a Serie A.