À semelhança do que já tinha feito em 2014 e 2015, o conceituado jornal inglês The Guardian elaborou uma lista dos jogadores sub-17 mais promissores do mundo, e para tal contou com a ajuda do Maisfutebol.

A lista inclui 60 nomes, entre os quais três representantes do futebol português, escolhidos pelo Maisfutebol entre a equipa que conquistou o título europeu da categoria. A saber:

 

JOSÉ GOMES

Clube: Benfica

Posição: Avançado

Nascido a 8 abril 1999

 

Nascido na Guiné-Bissau, antiga colónia portuguesa, Gomes mudou-se para Lisboa com 13 anos. Veio viver com a mãe, e embora tenha estado a treinar numa escola associada ao Sporting, acabou por assinar pelo Benfica. José Gomes teve um impacto imediato na formação do clube encarnado e marcou sempre mais de 20 golos por época, muitas vezes a jogar em categorias acima da sua idade. Estreou-se com a camisola de Portugal apenas um ano depois de ter chegado ao país, e foi agora a estrela incontornável do Europeu de sub-17 disputado este ano no Azerbeijão. Foi o melhor marcador da prova, com sete golos, e recebeu também o prémio de melhor jogador. Rápido e dotado tecnicamente, José Gomes é um avançado com instinto matador e não pensa duas vezes quando tem a oportunidade de marcar. Ao entrar diante do Arouca, no passado mês de setembro, tornou-se o terceiro jogador mais jovem da história do Benfica, com 17 anos, cinco meses e um dia.

 

DOMINGOS QUINA

Clube: West Ham United

Posição: Médio

Nascido a 18 novembro 1999

 

A viver em Londres desde 2012, Domingos Quina trocou o Chelsea pelo West Ham este ano, depois de ter ajudado Portugal a conquistar o Europeu de sub-17. O médio não perdeu tempo a impressionar Slaven Bilic e fez a estreia pela equipa principal dos «Hammers» frente ao Domzale, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, com apenas 16 anos. Nascido na Guiné-Bissau, Quina mudou-se para Portugal quando tinha oito anos e ingressou no Benfica, onde o pai Samuel jogou uma década e conquistou quatro títulos nacionais, para além da presença na final da Taça dos Campeões Europeus de 1990, perdida para o Milan. Pequeno e franzino como o pai, que era central, Domingos herdou também a sua agilidade e serenidade. Um médio com pés rápidos, que gosta de controlar o jogo e que quer construir a sua carreira na Premier League. E parece ter talento para isso.

 

DIOGO DALOT  

Clube: FC Porto

Posição: Defesa

Nascido a 18 março 1999

 

Portugal conquistou o título europeu de sub-17 com quatro Diogos (todos do FC Porto), mas Dalot, o lateral direito, parece o mais promissor. É como um vaivém, sempre disponível para subir e descer o corredor em segurança. Um lateral moderno e incansável, que encara os adversários com confiança e que provoca constantes problemas na defesa contrária. Após a vitória no Europeu de sub-17 ainda foi chamado para o Europeu de sub-19, no qual participou em três jogos, ajudando Portugal a chegar às meias-finais. Em setembro de 2015, com apenas 16 anos, foi chamado aos treinos da equipa principal do FC Porto pelo técnico de então, Julen Lopetegui (agora selecionador espanhol), e desde então tem sido presença algo regular nos trabalhos.

 

Confira a lista completa