Karim Benzema anunciou através das redes sociais que vai falhar o Campeonato da Europa, que se realiza entre junho e julho deste ano em França.

«Infelizmente para mim e para todos aqueles que sempre me apoiaram. Não serei convocado para o Europeu de França...», referiu o avançado do Real Madrid.

Recorde-se que a exclusão de Benzema dos eleitos para a competição já era esperada, depois de o jogador ter visto o seu nome envolvido num escândalo de chantagem e tentativa de extorsão ao companheiro de seleção, Mathieu Valbuena.

Noël Le Graët, presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou esta quarta-feira que enviaria durante a tarde um comunicado sobre a decisão de convocar ou não Benzema para o Euro.

O avançado francês antecipou-se à federação, que entretanto também já anunciou a decisão de afastar o jogador do campeonato. Em comunicado, o organismo esclarece que o desempenho desportivo não é critério único para a chamada de jogador. Comportamentos exemplares e o espírito de grupo também são tidos em conta, lê-se.

A federação refere ainda que, do ponto de vista jurídico, Benzema pode ser convocado para representar a seleção, isto apesar de ainda não haver uma decisão final a respeito do caso com Valbuena.

A fechar o comunicado, a FFF diz que a decisão foi tomada pelo presidente do organismo e pelo selecionador Didier Deschamps.

O avançado francês está afastado da seleção desde 10 de dezembro de 2015.