Pelé vai leiloar mais de dois mil objetos pessoais relacionados com a sua carreira, incluindo as três medalhas de campeão do Mundo e a bola com que marcou o seu milésimo golo.

A leiloeira Julien’s Auctions, sedeada em Beverly Hills, Estados Unidos, informou, em comunicado, que a lenda do futebol internacional, muitas vezes citado como o melhor jogador da história, doará parte dos lucros a um hospital de crianças no Brasil.

A coleção de Pelé será licitada durante três dias em Londres, entre 7 e 9 de junho, e incluirá objetos recebidos durante os seus 21 anos de carreira de jogador.

«Após ter doado uma parte significativa da minha coleção à cidade de Santos [Brasil], decidi permitir aos fãs e colecionadores a aquisição de parte da minha história», disse Pelé, citado no documento da leiloeira. Espera-se que o leilão possa gerar cerca de um milhão de dólares (cerca de 890 mil euros) se forem atingidos valores mais altos que os estimados no início da licitação.

A bola com que Pelé marcou o seu milésimo golo, o que aconteceu em novembro de 1969, no Estádio Maracanã, num jogo entre o Vasco da Gama e o Santos, pode chegar aos 45 mil euros.

No lote de objetos, outro dos mais curiosos é o par de botas que Pelé usou no filme «Fuga para a vitória», no qual contracenou ao lado de Michael Caine e Sylvester Stallone.