O Ministério Público de Viena anunciou esta quarta-feira a abertura de um processo de investigação ao presidente da Federação Austríaca de Futebol (OFB), Leo Windtner, que terá recebido em 2015 um pagamento suspeito de Joseph Blatter, antigo presidente da FIFA.

«Estamos a investigar alegações de que funcionários da OFB terão recebido 100 mil dólares (cerca de 84 mil euros) de responsáveis da FIFA, à margem de um processo eleitoral no organismo», disse à agência France-Presse o Ministério Público de Viena.

A investigação em curso, por «suspeitas de desfalque e corrupção», foi aberta em 2017 na sequência de uma queixa de uma associação desportiva local austríaca, que foi «desfavorecida» na distribuição de subsídios, de acordo com a mesma fonte.

Leo Windtner, de 67 anos, dirige a OFB desde 2008 e em maio de 2015 votou contra a reeleição de Joseph Blatter para um quinto mandato à frente da FIFA, preferindo o seu rival, o príncipe jordano Ali bin Al Hussein.

Joseph Blatter, de 81 anos, foi suspenso em dezembro de 2015 pela justiça interna da FIFA, inicialmente por oito anos, que foram reduzidos a seis após recurso, por um controverso pagamento de 1,8 milhões de euros a Michel Platini.