O Grémio foi afastado da final da Taça Libertadores pelo River Plate, equipa argentina que conseguiu a reviravolta em Porto Alegre, ao vencer por 2-1, após ter perdido por 1-0 em casa, na primeira mão da meia-final.

Um jogo que teve emoção e polémica à mistura nos golos e o treinador do Grémio, Renato Gaúcho, não poupou críticas a quem dirigiu a partida. Os brasileiros alegaram que o 1-1, apontado por Borré, teve ajuda da mão e contestaram a intervenção do vídeo-árbitro no penálti assinalado a favor do River, que daria o 1-2 final.

«Acho que o lance não deixa dúvida. Será que o Stevie Wonder [ndr: cantor norte-americano cego] não veria? Vendo o jogo na cabine, como é que não vê, com aquele monte de câmaras, que o jogador fez o golo [o 1-1] com o braço?», atirou Gaúcho, citado pelo GloboEsporte.

O lance do penálti para o 1-2, que teve origem ao minuto 87, obrigou à intervenção da polícia em campo e o castigo máximo só foi cobrado por Pitty Martínez no quarto minuto de compensação. A emoção e quezília em campo fez mesmo com que o jogo só terminasse 14 minutos após os 90'.

O lance do 1-1:

O lance que origina o penálti e o 1-2: