A UEFA anunciou no site oficial que foi aberto um processo disciplinar a Neymar pelas afirmações proferidas após o jogo da Liga dos Campeões entre Paris Saint-Germain e Manchester United, a 6 de março. O internacional está acusado de «atos insultuosos contra um oficial de jogo» e será ouvido, em data a confirmar, pelo comité disciplinar, num processo que poderá redundar numa suspensão de vários jogos na Liga dos Campeões.

Neymar não jogou o encontro devido a lesão, mas comentou a partida nas redes sociais, depois de o árbitro Damir Skomina assinalar uma grande penalidade a favor do Manchester United no último minuto. 

O avançado classificou o lance como um «desastre» e acrescentou que «quatro homens que não percebem nada de futebol estão a ver uma repetição em slowmotion na televisão», numa referência à visualização do lance com recurso ao VAR.

O jogo, a contar para os oitavos de final da competição, terminou com a eliminação do PSG, depois da derrota por 3-1.

Existe uma jurisprudência pouco clemente para esta matéria nas instâncias disciplinares, a partir de um outro jogador do PSG - em março de 2015, Serge Aurier foi o primeiro jogador castigado por palavras nas redes sociais, neste caso o Facebook.