O campeão grego foi o primeiro a ser encontrado nesta época 2015/16 estava-se ainda no final de fevereiro. Neste fim de semana foi o Paris Saint-Germain a garantir o título matematicamente com várias jornadas da liga francesa ainda por disputar.

Entre os vários campeonatos europeus há uns (já) mais definidos quanto ao (mais) provável vencedor, mas há outros em que apostar num possível campeão é ainda uma jogada de risco. Fazemos aqui essa revista.

Grécia

O Olympiakos garantiu o título de campeão a seis jornadas do fim. A equipa treinada por Marco Silva (e que conta com o também português Hernâni) assegurou a vitória quando à 24ª jornada fez 67 pontos; mais 21 do que o AEK quando ficaram 18 pontos por ganhar.

Na luta pela competições europeias, o AEK parece ter o lugar de acesso à fase de qualificação para a Liga dos Campeões seguro com oito pontos de vantagem. É a partir do terceiro lugar que a luta está a ferver com três equipas a lutarem por dois lugares de acesso à fase de qualificação para Liga Europa: Panathinaikos, PAOK e Panionios.

Classificação da Super League da Grécia.

França

Uma semana depois da Grécia foi a França a ter o seu campeão desta época revelado. O Paris Saint-Germain ganhou o quarto título consecutivo (e sexto da sua história) com uma goleada de 9-0.

O PSG garantiu 77 pontos quando ficaram oito jornadas por disputar: um recorde em França. O Monaco ficou com 25 pontos de atraso quando já só há 24 por disputar para cada equipa.

A equipa de Leonardo Jardim e da legião de jogadores portugueses tem o segundo lugar de acesso direto à Liga dos Campeões seguro por cinco pontos e o Nice tem mais preocupações em defender a fase de qualificação para a Champions do Lyon, que está na fase de qualificação para a Liga Europa também com vantagem mínima sobre uma perseguição intensa.

Classificação da Ligue 1 de França.

Inglaterra

A vitória desta segunda-feira do Leicester mantém a equipa sensação da Premier League com fundadas ambições de conquistar o título de campeão nas barbas dos históricos ingleses. E com cinco pontos de vantagem sobre o Tottenham; que é o que conta.

A luta parece estar reduzida a dois quando faltam oito jornadas para o fim do campeonato, pois o Arsenal já está a mais de três derrotas de distância do primeiro lugar e a luta principal dos «gunners» será a da manutenção do terceiro lugar de acesso direto à Liga dos Campeões.

Nas contas do título, o Leicester ainda tem de ir às casas de Manchester United e Chelsea – na antepenúltima e última jornada, respetivamente – enquanto o Tottenham ainda vai ao terreno do Liverpool, recebe o Manchester United e joga logo a seguir no campo do Chelsea.

O Manchester City está em lugar de acesso à fase de qualificação da Champions, mas o West Ham e o Manchester United podem ambicionar a mais do que a Liga Europa – fase de grupos e fase de qualificação, respetivamente. De olho nas competições europeias estão muito bem colocados ainda Stoke City e Liverpool.

Classificação da Premier League de Inglaterra.

Espanha

Será que alguém consegue afastar o Barcelona de conquistar o bicampeonato? Parece difícil. E também em Espanha – a haver alguém – só mais uma equipa poderá ter – se tiver – ambições de conseguir ultrapassar o Barça.

O At. Madrid tem oito pontos de desvantagem e tem de esperar que os catalães, nos nove jogos que faltam, percam três, o que parece improvável numa equipa que só perdeu duas vezes no campeonato.

O Barcelona tem já a seguir à eliminatória com o Arsenal os dois jogos verdadeiramente complicados que lhe faltam na liga: vai ao campo do Villarreal e recebe o Real Madrid. A equipa de Cristiano Ronaldo e Pepe só deve aspirar a complicar a vida do rival, pois o aceso direto à Champions está seguro, mas a liderança bem longe.

Depois do triunfo do fim de semana que diminuiu distâncias entre o Sevilha e o Villarrreal, a equipa andaluz ainda sonha em passar da Liga Europa para o acesso à Liga dos Campeões, assim como o At. Bilbao pode ter mais do que uma fase de qualificação, ou mesmo o Celta entrar nas contas europeias.

Classificação de La Liga de Espanha.

Itália

Será que a Juventus entrou em velocidade de cruzeiro rumo ao pentacampeonato depois do início irreconhecível que já fez esquecer quando já é novamente o líder do campeonato? É provável – independentemente do que acontecer com o Bayern Munique na Liga dos Campeões.

A vantagem da Juve sobre o Nápoles é de três pontos e as perspetivas são de que aumente, a exemplo do que aconteceu quando a equipa de Massimilliano Allegri teve a primeira hipótese de chegar ao primeiro lugar: recebeu os napolitanos, venceu e ficou no topo.

À 25 jornada, a Juventus ficou com um ponto de vantagem; agora tem três. Quando faltam nove jogos para o final da Serie A, o Nápoles é que ainda tem dois jogos muito difíceis para fazer: em casa da Roma (atualmente num lugar de fase de qualificação para a Champions) e no campo do Inter (na fase de qualificação para a Liga Europa).

No meio destas lutas está ainda a Fiorentina de Paulo Sousa com o acesso à fase de grupos da Liga Europa garantido se o campeonato acabasse agora. Mas quer o Inter quer os viola ainda podem ambicionar o lugar da Roma, assim como a equipa da capital espera pelos deslizes do Nápoles.

Classificação da Serie A de Itália.

Alemanha

Com oito jornadas por fazer, a grande questão é quando o Bayern Munique descolará do Borussia Dortmund. Nesta altura, a oito jornadas do fim, os bávaros têm cinco pontos de vantagem sobre a equipa da Vestefália.

A missão para a equipa de Thomas Tuchel não é impossível… mas é quase. São as duas equipas mais fortes da Alemanha, mas não exactamente equivalentes e o Bayern ainda falha menos. A equipa de Guardiola perdeu 12 pontos em 26 jogos (tem três empates e duas derrotas – o Dortmund tem mais um de cada). Com 24 pontos por jogar é improvável que o Bayern perca seis pontos sem o Dortmund também escorregar.

Ambos vão ao campo do Hertha e ambos defrontam ainda o Schalke 04, mas os bávaros jogarão no seu terreno. Descendo pela tabela da Bundesliga, entre o terceiro lugar da equipa de Berlim em lugar de acesso direto à Liga dos Campeões até ao sétimo do Bayer Leverkusen muita coisa pode ainda acontecer; incluindo nas contas Borussia Mönchengladbach (fase de qualificação para a Champions), Schalke (Liga Europa) e Mainz fase de (qualificação para a Liga Europa).

Classificação da Bundesliga da Alemanha.

Bélgica

O campeonato belga vai entrar agora na segunda fase com a realização do play-off para o apuramento de campeão. São seis equipas que vão lutar pelo título com favoritismo para o Brugge, pois os clubes transitam com metade dos pontos da primeira fase.

O La Gantoise e o Anderlecht também aspirarão a ganhar o campeonato, mas há já desvantagens para recuperar. O campeão irá à Liga dos Campeões, o «vice» vai à qualificação para a Champions e o último lugar do pódio garante a fase de qualificação para a Liga Europa.

Ponto de partida para o play-off da Pro League:

1. Brugge, 32 pontos

2. La Gantoise, 30

3. Anderlecht, 28

4. Ostende, 25

5. Genk, 24

6. Zulte Waregem, 22

Classificação geral da Pro League da Bélgica após a primeira fase.

Escócia

A última das três voltas do campeonato escocês ainda não terminou e Celtic e Aberdeen estão apenas separados por um ponto (o clube de Glasgow tem um jogo a menos). Faltam ainda três jornadas para chegar o play-off de apuramento de campeão.

O campeão vai à fase de qualificação para a Liga dos Campeões; segundo e terceiro classificados vão à fase de qualificação para a Liga Europa.

Classificação da primeira fase da Premiership da Escócia

Holanda

PSV e Ajax (por esta ordem) estão numa luta intensa pelo título de campeão da Holanda. A sete jornadas do fim, os clubes de Eindhoven e de Amesterdão estão apenas separados por um ponto. Quem ganhar o título vai diretamente à Champions.

Os lugares do play-off holandês que dará a fase de qualificação para a Liga Europa são ocupados por AZ, Utrecht, Heracles e Vitesse. E todos ambicionam ainda apanhar o terceiro lugar do Feyenoord, que evita esse play-off.

Classificação da Eredevisie da Holanda.

Rússia

Faltam dez jornadas para terminar a liga russa e muito pode haver ainda por discutir quanto ao vencedor do título. Nesta altura, Rostov e CSKA Moscovo estão na frente com os mesmos pontos e a vantagem para o terceiro lugar é confortável, mesmo sem ser totalmente tranquilizadora – pelo menos para um…

Ou seja, o Lokomotiv Moscovo de Manuel Fernandes tem essa diferença para recuperar a dois adversários. A morder os calcanhares da equipa do português estão (por esta ordem) o Krasnodar, o Zenit de Villas-Boas, Danny e Neto, o Grozny e o Spartak Moscovo.

Se o primeiro e o segundo lugar decidem quem vai direto aos grupos da Champions e quem fará a qualificação, a Liga Europa também só está aberta a duas vagas russas para a fase de qualificação.

Classificação da Premier League da Rússia.

Turquia

O Fenerbahçe de Vìtor Pereira e de mais uma armada portuguesa e o Besiktas de Quaresma prometem uma luta taco a taco para ver quem é campeão e vai diretamente à Liga dos Campeões sem ter de fazer a fase de qualificação.

A vantagem é neste momento do Fenerbahçe, que tem mais dois pontos, mas também um jogo a mais. Com nove jornadas por fazer, a luta pelo título será feita só entre ambos.

O Konyaspor já está longe da frente, mas também guarda com relativo conforto o terceiro lugar que dá acesso à fase de qualificação para Liga Europa. O outro destes postos europeus é que está a ser muito discutido por Istambul Basaksehir, Galatasaray, Akhisar Belediye e pelo Kasimpasa de André Castro.

Classificação da Super Lig da Turquia.

Ucrânia

Numa liga que costuma ficar sempre nas mãos de um dos mesmos dois, é o Dínamo Kiev de Miguel Veloso e Antunes que está frente a oito jornadas do final. São três os pontos de vantagem da equipa dos portugueses sobre o Shakhtar e muito está ainda por garantir.

Quem ficar em segundo perde o título e tem de fazer a fase de qualificação da Champions. Os lugares de acesso à fase de qualificação da Liga Europa também estão no presente bem defendidos por Zorya e pelo Dnipro de Bruno Gama.

Classificação da Premier League da Ucrânia.