O Nimes, atual oitavo classificado do segundo escalão do futebol francês, foi esta terça-feira condenado à descida de divisão devido ao alegado envolvimento num esquema de viciação de resultados com ligação direta aos escândalos de apostas.

Segundo a Comissão Disciplinar da Liga Francesa de Futebol, a pena apenas transitará em julgado no final da corrente temporada e refere-se a acontecimentos ocorridos ao longo da última edição da segunda divisão francesa.

«O Nimes tentou organizar quatro reuniões, entre Abril e Maio [2014], intermediadas por dirigentes e familiares, em circunstâncias pouco morais e lesivas da ética desportiva», disse o presidente do organismo, Sébastien Deneux , em declarações ao frances Le Equipe.

Além do clube foram, ainda, punidos o acionista maioritário do Nimes, Serge Kasparian, suspenso por um período de dez anos, enquanto o presidente Jean-Marc Conrad fica impedido de exercer qualquer cargo ligado ao futebol nos próximos sete anos.

Refira-se, ainda, que a sanção deve ser alvo de recurso por parte do emblema francês e, por isso, a pena decisão pode ser suspensa até nova deliberação judicial.