Ricardo Pereira, defesa do Nice, emprestado pelo FC Porto, está entre os melhores laterais das cinco principais ligas da Europa - as «big-5»: Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Serie A (Itália) e Ligue 1 (França) - segundo revela um estudo publicado pelo «CIES – Observatório do futebol», instituto suíço especializado em estatísticas relacionadas com o futebol.

Nesta análise, o internacional português, por sinal o mais jovem nesta lista, com apenas 22 anos, é considerado o melhor lateral da liga francesa e está no quarto lugar do ranking geral dos laterais, apenas atrás de Filipe Luís (At. Madrid), Phiilipp Lahm (Bayern Munique) e Dani Alves (Barcelona) e à frente de jogadores conceituados como Marcelo (Real Madrid), Marcos Alonso (Fiorentina), Abate (Milan), Kolarov (Manchester City) e Jordi Alba (Barcelona).

O defesa português soma 24 jogos na liga francesa, com um total de 2100 minutos, com a camisola do Nice, atual quarto classificado, a apenas um ponto do St. Étienne e a cinco do Monaco e Lyon, quando faltam apenas duas rondas para o final.

Esta análise tem em conta as estatísticas em seis áreas distintas do jogo, mas no capítulo dos defesas, há dois indicadores que são mais valorizados: rigor e recuperação. Os restantes são qualidade de passe, um-para-um, assistências e remates. Os analistas avaliam os jogadores – são tidos em conta apenas os que realizaram pelo menos 60 por cento dos minutos - nestes seis items com notas de 0 a 4.

O estudo também contempla os centrais num ranking que é liderado pelo alemão Mats Hummels, jogador do B. Dortmund que está em negociações com o Bayern Munique. Logo a seguir destaca-se Thiago Silva, central do Paris Saint-Germain que também é considerado como melhor central da liga francesa. Nicolas Otamendi, antigo central do FC Porto, agora no City, destaca-se na terceira posição e como melhor central da Premier League.