Bernardo Silva tornou-se esta segunda-feira o 11.º internacional português a ficar no «top 10» da Bola de Ouro da revista francesa France Football.

O jogador formado no Benfica ficou no nono lugar da classificação de 2019, sucedendo a José Águas, Eusébio, José Torres, Chalana, Futre, Figo, Ricardo Carvalho, Deco, Cristiano Ronaldo, que soma a 13.ª presença, e Pepe.

Bernardo Silva, que entrou pela primeira vez na lista dos 30 nomeados, tal como João Félix, que ficou no 28.º lugar, igualou, Águas, Torres, Chalana, Futre, Ricardo Carvalho, Deco e Pepe, todos só com uma presença nos dez melhores.

A lista portuguesa de presenças no «top 10»’ é liderada, de forma destacada, por Cristiano Ronaldo, vencedor do troféu por cinco vezes (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017), seguido de Eusébio, com oito, incluindo o triunfo de 1966.

Figo é o outro jogador luso com mais de uma presença, ao somar três, com destaque para o triunfo de 2000, o ano da sua polémica transferência do Barcelona para o Real Madrid e da campanha lusa até às meias-finais do Europeu.

O jogador formado no Benfica saltou para o quarto lugar do ranking português, sendo que, com 25 anos, tem todas as possibilidades de voltar a conseguir um lugar entre os 10 melhores do Mundo.

Em 2019, Bernardo Silva ajudou Portugal a conquistar a Liga das Nações e a qualificar-se para o Europeu de 2020 e o Manchester City a ganhar tudo em Inglaterra (Premier League, Taça de Inglaterra, Taça da Liga e Supertaça).