Cristiano Ronaldo foi eleito, esta sexta-feira, estrela mundial do ano pela Eurosport, após uma votação levada a cabo entre os telespetadores daquele canal televisivo.

O jogador português, galardoado recentemente com a quarta Bola de Ouro da carreira e candidato a vencer o prémio FIFA para melhor jogador do ano, recebeu 40 por cento das preferências dos votantes.

Ronaldo superou as duas maiores figuras dos Jogos Olímpicos Rio 2016: o velocista jamaicano Usain Bolt, que obteve 25 por cento dos votos, e o nadador norte-americano Michael Phelps, que mereceu 12 por cento das preferências.

Claudio Ranieri foi eleito melhor treinador do ano, com metade dos votos, seguido de Zinedine Zidane, com 26 por cento, e de Fernando Santos. O selecionador nacional foi escolhido por nove por cento dos participantes.

O Leicester de Ranieri, o surpreendente campeão inglês, foi escolhido como a equipa do ano, com 51 por cento dos votos, e a seleção de Portugal, campeã da Europa, foi segunda, com 25 por cento. O terceiro lugar foi para a Islândia, com sete por cento.