O Manchester City apresentou-se pela primeira vez diante dos seus adeptos depois da conquista do campeonato. A equipa orientada por Guardiola aplicou «chapa 5» ao Swansea de Carlos Carvalhal, em jogo da 34.ª jornada da Premier League.

A resistência da formação galesa durou pouco mais de dez minutos, momento em que David Silva marcou o  primeiro golo da partida. Sterling recebeu no interior da área e tocou atrasado para o remate fulminante do médio espanhol. Quatro minutos depois, Delph tabelou com De Bruyne e serviu Sterling para o segundo da tarde.

FICHA DE JOGO: Manchester City-Swansea, 5-0

Na etapa complementar, o campeão inglês chegou à goleada. Kevin de Bruyne com uma bomba de fora da área fez o terceiro e, dez minutos depois, Bernardo Silva marcou o quarto a favor dos «citizens». A grande penalidade cobrada por Gabriel Jesus foi devolvida pelo poste, tendo o português aproveitado a recarga para juntar o seu nome à lista de marcadores.

Ao minuto 75, os adeptos presentes no Etihad levantaram-se para aplaudir o regresso de Mendy à competição. O lateral francês, recorde-se, esteve de fora dos relvados cerca de meio ano.

Nos instantes finais, Gabriel Jesus redimiu-se do penálti falhado e fixou o resultado final, num belo golpe de cabeça, após um passe delicioso de Yaya Touré.

Com esta vitória, o Manchester City chegou aos noventa pontos. O Swansea continua quatro pontos acima da linha de água.