O ex-presidente do Manchester United, Martin Edwards, atual presidente honorário do clube, deu uma entrevista a Gazzetta dello Sport na qual faz várias revelações surpreendentes.

De Ronaldo a Mourinho, passando ainda pela recusa de Ferguson em contratar Zidane, há muito por onde escolher.

Sobre Cristiano Ronaldo, Edwards garante que «a história da contratação» ao Sporting não é bem como se conta.

«Existe a lenda de que o comprámos depois de um jogo particular com o Sporting, e que os nossos jogadores é que foram tentar convencer Ferguson para que ele o comprasse», contextualiza, dando a sua versão dos acontecimentos.

«A verdade é que Ferguson já o conhecia, graças a Carlos Queiroz, que já o tinha observado», declara, elogiando o crescimento do jogador português: «Ninguém podia imaginar que chegaria a este nível», aponta.

Por outro lado, o responsável do United fala sobre Zidane, o jogador que quis contratar, mas que não teve lugar na equipa… por causa de Cantona.

«Na altura, Zidane jogava no Bordéus e foi-me recomendado por muitos olheiros. Mas Ferguson disse-me que ele jogava na mesma posição de Cantona e que não precisávamos dele. O próprio Cantona foi dizer-lhe para contratar Zidane, que era fantástico, mas Ferguson não lhe deu ouvidos», recorda.

Também a recente passagem de Mourinho por Old Trafford foi analisada por Edwards, que aponta aquilo que considera ter sido a falha do treinador português.

«Não tinha boas relações com os jogadores nem com os adeptos. Não era feliz no trabalho, vivia sozinho num hotel. E quando não gostas do trabalho não consegues motivar os outros», defende, criticando ainda a postura de Mourinho.

«Além disso, criticou os jogadores em público, algo que Ferguson nunca fez, era em privado que lhes dava o toque», recorda.