Marco van Basten vai deixar o cargo de treinador adjunto da seleção da Holanda para ir trabalhar para a FIFA, anunciou a federação holandesa.

«A FIFA ofereceu-me uma oportunidade para trabalhar no desenvolvimento e na reforma do futebol, assim como para usar as minhas ideias e opiniões em aspetos com as regras de jogo, de arbitragem e nos programas de desenvolvimento», explicou Van Basten, que coadjuvava Danny Blind.

O atual selecionador, que ainda vai contar com Van Basten no embate com a Suécia, de qualificação para o Mundial 2018, vai ficar sem adjuntos, uma vez que Dick Advocaat também deixou a equipa técnica, para assumir o comando técnico do Fenerbahçe.

«Claro que não estou contente, mas o cargo na FIFA está feito à medida do Marco. Apesar de significar que tenho de procurar outro adjunto, esta é uma grande oportunidade para ele», frisou Blind.

Van Basten foi o treinador apresentado pelo atual presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, nas eleições que viria a perder para Luiz Godinho Lopes, em 2011.