Lionel Messi, com a grande penalidade convertida na vitória sobre o Real Madrid (3-0), em pelno Estádio Santiago Bernabéu, destacou-se na luta pelo estatuto de merlhor marcador do ano civil de 2017, passando a contar com 54 golos marcados no ano que está a acabar, mais um do que Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Robert Lewandowski (Bayern Munique) e Edinson Cavani (PSG). O avançado argentino do Barcelona pode pode apenas ser alcançado por Harry Kane, avançado do Tottenham que conta com 50 golos marcados e ainda tem dois jogos pela frente até ao final de 2017.
 
Lewandowski ficou em branco no duelo com o Borussia Dortmund, Cristiano Ronaldo também não macou no clássico espanhol, pelo que Messi deixou o «pelotão» e, com o golo frente ao Real Madrid, na transformação de uma grande penalidade, passou a liderar sozinho a lista dos melhores marcadores de 2017, com um total de 54 golos marcados com a camisola do Barcelona e da seleção da Argentina.
 
No entanto, esta corrida ainda não está fechada. Harry Kane ainda tem possibilidades de alcançar o craque argentino, mas para isso precisa de marcar mais de quatro golos nos jogos com o Burnley, ainda este sábado, e depois com o Southampton, no Boxing Day, dia 26 de dezembro. 
 
Messi está, assim, na frente, com mais golos marcados, mas do quinteto de luxo é o que tem a média (golos por jogo) mais baixa, uma vez que é também o que fez mais jogos.
 
Eis a lista de jogadores acima dos 50 golos em 2017
54 - Lionel Messi (64 jogos, 0,84 por jogo)
53 - Robert Lewandowski (54, 0.98)
53 - Cristiano Ronaldo (60, 0.88)
53 - Edinson Cavani (62, 0.85)
50 - Harry Kane (50, 1.00)