Os equatorianos do Independiente del Valle garantiram a presença nas meias-finais da Libertadores, após terem eliminado o Pumas nas grandes penalidades.

Depois de terem perdido no Equador por 2-1, os mexicanos entraram decididos a dar a volta à eliminatória e à passagem dos vinte minutos já venciam por 2-0. Dois golos em dois minutos da autoria do argentino Ismael Sosa pareciam embalar o Pumas para a fase seguinte.

Contudo, um golo do médio Junior Sornoza aos 66 minutos para a equipa de Sangolquí empatou a eliminatória, quando a sua equipa já atuava com dez, por expulsão de Luis Ayala. 


O quarto e último semifinalista seria encontrado através da marca dos onze metros e na conversão o Independiente del Valle levou a melhor (3-5). Os equatorianos concretizaram as cinco grandes penalidades enquanto Sosa, passou de herói a vilão, já que foi o único a desperdiçar para a equipa mexicana.


O Independiente del Valle tem encontro marcado com os argentinos do Boca Juniors nas meias-finais. O outro bilhete de acesso à final vai ser discutido entre o São Paulo do Brasil e o Atlético Nacional da Colômbia.