O Benfica está entre os clubes que mais dinheiro encaixaram com transferências no mercado de verão 2019/20, em quarto lugar numa lista liderada pelo At. Madrid. O Ajax, depois da excelente campanha na época passada na Liga dos Campeões, ocupa o segundo lugar do pódio.

O At. Madrid foi o grande agitador do mercado internacional. Foi o segundo clube que mais gastou, depois do Real Madrid, mas ganhou mais do que investiu. Foram 303 milhões de receitas, de acordo com os dados recolhidos pela SofaScore para o Maisfutebol, a partir dos valores estimados pelo Transfermarkt. A liderar a lista a transferência de Antoine Griezmann para o Barcelona por 120 milhões, seguida de Lucas Hernández para o Bayern Munique por 80 milhões, Rodri para o Manchester City por 70 milhões e o internacional português Gelson Martins para o Mónaco, num negócio que envolveu ainda a saída de Luciano Vietto para o Sporting, avaliada em 7.5 milhões de euros.

O Ajax aparece em segundo lugar na lista depois das transferências de duas das grandes referências da época passada: Matthijs de Ligt para a Juventus, por 85.5 milhões de euros, e Frenkie de Jong para o Barcelona, por 75 milhões. Os semi-finalistas da Liga dos Campeões negociaram ainda Kasper Dolberg com o Nice por 20.5 milhões.

O terceiro lugar é da Juventus, outro clube que também aparece no top-10 dos mais gastadores, mas ganhou mais do que investiu. A grande transferência foi o internacional português João Cancelo para o Manchester City, por 65 milhões de euros, mas houve vários outros negócios a compor o bolo para a Juve, como Spinazzola (Roma, 29.5 milhões), Moise Kean (Everton, 27.5), Audero (Sampdori, 20) ou Sturaro, que depois da passagem infértil pelo Sporting viu o Génova acionar uma opção de compra por 18 milhões de euros.

Além do Ajax, o Benfica é o outro clube fora das grandes Ligas a entrar no top dos que mais ganharam com transferências, na época em que negociou João Félix com o At. Madrid por 126 milhões de euros, a quarta transferência mais cara da história. O valor total de 188 milhões inclui ainda 38 milhões de euros do negócio com o Wolverhampton por Raúl Jiménez, mais 9 milhões da transferência de Luka Jovic para o Eintracht Franfkurt, além das vendas dos passes de André Carrillo (9.5 milhões) e Toto Salvio (7 milhões).