A Liga portuguesa foi aquela que movimentou mais dinheiro no mercado de verão a seguir às chamadas «Big 5», ainda que a uma distância muito considerável. A lista é liderada pela Premier League, seguida de perto pela Liga espanhola.

A análise da SofaScore para o Maisfutebol, a partir dos valores estimados pelo Transfermarkt, compreende o total do dinheiro que circulou, entre gastos e receitas. E confirma a impressão que fica das movimentações de mercado, com Inglaterra e Espanha a liderarem o pelotão, acima da concorrência.

A Liga italiana é a única que atinge também o valor de dois mil milhões de euros, bem acima da Liga francesa e da Bundesliga, que volta a ser o mais comedido dos grandes campeonatos.

A ideia do poderio de Inglaterra é também reforçada pelo facto de o Championship, o segundo escalão britânico, aparecer em sétimo lugar, à frente dos campeonatos holandês, belga e russo.

No saldo de gastos e ganhos, a Liga portuguesa sai a ganhar e fica com lucro próximo dos 237 milhões, entre os 142 milhões investidos e as receitas de 379 milhões.