Um golo de Lionel Messi, aos 65 minutos, permitiu ao Barcelona garantir o 23º título do seu historial, vencendo o At. Madrid no Vicente Calderón (1-0). Um resultado que lhe permite manter uma vantagem de quatro pontos sobre o Real Madrid, a uma jornada do fim. A vitória deste domingo, conseguida em casa do campeão em título, é uma desforra sobre a decisão do ano passado, quando o At. Madrid se sagrou campeão no Camp Nou, na última jornada da Liga.

Refira-se que o Barcelona entrou melhor no jogo e dominou claramente a primeira parte, com 75 por cento de posse de bola e as melhores oportunidades. Pelo meio, razões de queixa da arbitragem de Undiano Mallenco, que deixou por assinalar pelo menos uma grande penalidade por mão de Juanfran na área, após cabeçada de Messi.

Sem golos nos jogos do título até ao intervalo, o Barcelona passou a ficar um pouco mais pressionado com a notícia de que Cristiano Ronaldo tinha marcado ao Espanyol, relançando o Real na luta. Mas, apenas três minutos mais tarde, a magia de Messi voltou a funcionar, batendo Oblak e dando expressão no marcador à supremacia dos catalães, que assim recuperam o título perdido para os colchoneros na época passada e ganharam o direito a uma última jornada descansada.

No outro jogo por onde passava a decisão do título, o Real Madrid venceu (4-1) em casa do Espanyol, com Cristiano Ronaldo a assinar um hat-trick e a superar o total de golos de Di Stefano, como segundo melhor marcador de sempre dos merengues.

Nas outras decisões, o At. Madrid ainda não fechou o terceiro lugar, e pode ser alcançado pelo Valencia, que empatou em casa com o Celta de Vigo. No entanto, os valencianistas ainda podem ser alcançados pelo Sevilha, que venceu o Almeria e está só a um ponto do quarto lugar.