Rafael Márquez é reforço do Atlas, regressando ao clube que o formou 16 anos depois. O mexicano fez a primeira metade de época no Hellas Verona mas decidiu regressar ao seu país natal para disputar desde o início a temporada no campeonato  azteca, que agora começa.

«É um grande sonho porque é o clube do Estado onde nasci e venho contente, para contribuir com toda a minha experiência, não só para ajudar esta equipa a ficar na Primeira Divisão. Também vale sonhar com o campeonato», disse o central de 36 anos, à chegada ao aeroporto.

O defesa já realizou o primeiro treino, que apenas estava previsto para o próximo ano, interrompendo assim as suas férias para se preparar o mais rápido possível.

Depois de ter saído em 1999 do clube para jogar no Mónaco, Márquez regressa com um currículo recheado, muito por culpa das sete épocas que passou no Barcelona, por quem assinou quatro anos depois de chegar a França.

Duas Ligas dos Campeões, uma supertaça europeia e um campeonato do mundo de clubes conquistados na Catalunha, currículo ao qual somo quatro ligas, uma taça do Rei e uma supertaça espanhola.

O internacional pelo México por 131 vezes jogou ainda no New York Red Bulls (EUA) e no Club Léon (México), antes da mais recente passagem por Itália.