O ministro russo dos desporto relevou esta sexta-feira que 27 desportistas daquele país tiveram controlos positivos de meldonium, substância que foi proibida no início deste ano pela Agência Mundial Antidopagem.

«Até esta data registaram-se 27 controlos positivos de meldonium na Rússia e 127 no mundo», disse Vitali Mutko em declarações à agência R-Sport.

Apesar do elevado número de casos de doping detectados na Rússia, o responsável pela pasta do desporto naquele país afirmou que este não é superior ao registado em outros países, estimando que se atinjam os «200 casos por ano».

Recorde-se que a substância meldonium veio a público no início deste mês, quando a tenista Maria Sharapova admitiu ter acusado um controlo positivo para este medicamento no decorrer do Open da Austrália.

Após a revelação de Sharapova, a AMA anunciou que tinham sido detetados 99 casos de meldonium desde 1 de janeiro.

Na quarta-feira, o ministro dos Desportos da Rússia já tinha exigido aos desportistas do país que parassem de consumir meldonium.

«Há que deixar de tomar e deixar de se esconder sob o pretexto de que a sua eliminação pelo organismo não está investigada», disse Mutko, numa reunião no seu ministério, dias depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter criticado as autoridades desportivas por terem reagido tarde à proibição de meldonium.