Oscar Pistorius foi libertado esta terça-feira sob fiança depois de ter sido condenado na quinta-feira passada pelo assassinato da namorada em 2013.

«O caso é adiado até 16 de abril de 2016. O requerente é libertado sob fiança de 10.000 rands [cerca de 636 euros]», anunciou o juiz presidente Aubrey Ledwaba, do Supremo Tribunal de Pretória.

O advogado do atleta paralímpico tinha anunciado que Oscar Pistorius iria recorrer para o Tribunal Constitucional sul-africano da condenação pelo assassinato da Reeva Steenkamp, que pode resultar numa pena de pelo menos 15 anos de prisão.

Na quinta-feira, o Supremo Tribunal de recurso da África do Sul declarou Oscar Pistorius culpado, alegando que o atleta teve intenção criminosa no momento dos tiros que provocaram a morte de Reeva Steenkamp. O processo de Pistorius, anteriormente condenado por homicídio involuntário, será agora reenviado à jurisdição de primeira instância para que a sentença seja revista.

Recorde-se que Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão em primeira instância. O atleta está a cumprir prisão domiciliária em casa de um tio desde 20 de outubro.