A Federação Portuguesa de Surf garantiu esta quarta-feira que a seleção nacional de juniores que se encontra no Chile a estagiar «não sofreu quaisquer efeitos do terramoto» e «está segura».

Recorde-se que o norte do Chile foi abalado esta madrugada por um sismo que o Instituto Geológico dos Estados Unidos registou com uma magnitude de 8,2 na escala de Richter, tendo até ao momento sido noticiada a morte de pelo menos cinco pessoas.

Ora em comunicado divulgado esta manhã, o responsável pela comunicação da Federação adianta ter entrado em contacto telefónico com o presidente da mesma, que se encontra integrado na comitiva portuguesa, tendo recebido a garantia de que «a equipa está segura».

«Segundo contacto telefónico com a comitiva, na pessoa do presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, a zona onde se encontra a seleção não sofreu quaisquer efeitos do tremor de terra e a comitiva está segura», refere o comunicado.

De acordo com o mesmo responsável da comunicação da federação de surf, o alerta de tsunami «já sofreu um downgrade de vermelho para laranja e a evolução da situação apresenta-se positiva».

Entretanto, refira-se, a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos levantou o alerta de tsunami emitido para o Chile.

Saiba tudo sobre o terramoto no Chile aqui.