Carlos Queiroz dispensou sete jogadores do Persépolis, o maior clube do Irão, em resposta às críticas do treinador da equipa, o croata Branko Ivankovic, que censurou um estágio de preparação da seleção do Irão agendado para este início de ano.

Mas por partes.

Antes de mais convém dizer que Carlos Queiroz tinha previsto, no planeamento da preparação da fase de apuramento para o Mundial 2018, um estágio no Dubai, para este início do ano (entre os dias 2 e 6 de janeiro), apenas para jogadores a jogar no Irão.

No dia da chegada ao Dubai, logo a 2 de janeiro, portanto, o treinador do Persépolis deu uma conferência de imprensa a criticar Carlos Queiroz: condenou a realização do estágio, referiu que os jogadores iriam perder tempo de preparação no clube, que poderiam apresentar-se em baixo de forma no regresso e até que este estágio poderia prejudicar os resultados dos clubes iranianos nas competições asiáticas.

Logo que soube da conferência de imprensa de Branko Ivankovic, o português dispensou os sete jogadores do Persépolis.

Através da página oficial no Facebook, explicou depois por que o fez.

«Sabendo que estágio não ocorre numa data da FIFA, e entendendo que o sr. Branko Ivankovic não está disponível para cooperar com um plano de preparação que ele também aprovou, quero deixar claro que o sr. Ivankovic não irá encontrar na seleção nacional ou na minha ação como treinador qualquer argumento para justificar o seu sucesso ou fracasso», escreveu.

«Ao mesmo tempo, quero libertar os sete jogadores do Persépolis da pressão movida pelo sr. Ivankovic após a suspeita que ele levantou em seu profissionalismo.»

Carlos Queiroz referia-se ao facto do plano de preparação da seleção iraniana para a fase de apuramento para o Mundial 2018 estar há muito definido, tendo sido aprovado pela Federação e validado pela Liga Iraniana, e em particular por todos os clubes.

O Irão tinha previsto um jogo particular com Marrocos para este estágio de preparação, mas depois da dispensa de sete jogadores o mesmo já foi cancelado. O estágio prossegue no entanto com os restantes atletas.