O Peru apurou-se esta sexta-feira para as meias-finais da Copa América, ao vencer o Paraguai, nos penáltis, depois de um empate a três no tempo regulamentar.

Pupilo de Abel no Palmeiras, Gustavo Gomez deu vantagem à formação paraguaia aos 11 minutos, mas «borrou a pintura» ao ser expulso em cima do intervalo, aos 45+3 minutos.

Para piorar a situação, o Peru já tinha dado a volta ao marcador nessa altura, com um bis de Lapadula, aos 21 e 40 minutos.

Mesmo reduzido a dez unidades, o Paraguai ainda empatou, aos 54 minutos, por Junior Alonso, mas o conjunto peruano voltou a colocar-se em vantagem a dez minutos do fim: o antigo jogador do Sporting e Benfica Carrillo assistiu Yotun para o 3-2 final, ele que já tinha feito a assistência para um dos golos de Lapadula e assinou uma grande exibição.

Só que a seguir, também Carrillo «borrou a pintura», ao ver o cartão vermelho, aos 85 minutos. Novamente a jogar de igual para igual, o Paraguai aproveitou para chegar ao empate e mandar o jogo para os penáltis, com um golo nos instantes finais de Gabriel Avalos.

Na marca dos 11 metros, o Peru foi mais forte.